Após a transferência das obras para a cidade de Duisburg em 1912, a Companhia de Água RWW, do Estado de Renânia do Norte-Vestfália ( Nordrhein-Westfalen), assumiu a fábrica e, assim, forneceu água a população até 1982. Em seguida, a torre de água foi descomissionada e em 1992, a RWW abriu o Aquarius Water Museum.
A Torre faz parte da Rota Patrimônio Industrial, pela peculiaridade do museu. Particularmente impressionante é a torre pela sua entrada lateral incomum.
O Museu ocupa todo o edifício e está localizado devido à arquitetura e ao fato de que é uma torre, vertical, 24 estações temáticas que preenchem 14 andares de cima para baixo.
No ponto mais alto da torre está uma galeria envidraçada e é em torno do eixo da torre, que se oferece apropriadamente o chamado panorâmica Ruhrland, que é uma boa visão do Vale do Rio Ruhr com as cidades vizinhas Mülheim, Duisburg e Oberhausen.
Toda a área é entrecortada por jardins e vegetacoes, ricamente bem cuidadas com caminhos pavimentados ou de terra para passeios de bicicletas ou para pedestres.
Bancos para sentar e descansar da caminhada, conversar e apreciar a natureza...
Caminhos de terra batida totalmente arborizado, excelente contato com a natureza...
ou caminhos com trilhas pavimentadas que também sao ladeados por árvores e muita vegetacao.